PASSO A PASSO: Como montar o roteiro perfeito para sua viagem

Todos nós, viajantes, sabemos que para curtir a viagem, o ideal é conhecermos os lugares que são do nosso interesse. Por exemplo, nós não gostamos muito de museus, se comprarmos um roteiro sem ser personalizado para Paris, eles irão nos oferecer horas em museus (talvez) e não iremos gostar. Por esse motivo, nós compraríamos algo que pudesse ser personalizado ou, como sempre fazemos, montamos nossos próprios roteiros.

Muitas pessoas não tem paciência e preferem comprar tudo incluído, mas esse guia passo a passo irá ajudar, aqueles que como nós, gostam de “perder” um tempinho e fazer tudo do próprio gosto. Com algumas viagens, aprendemos que mais legal que sair por ai Viajando sem Destino, é muito bom ter tudo planejado e um maior aproveitamento do tempo.

Como montar o roteiro perfeito para sua viagem?

1. Escolha o destino perfeito!

Primeiramente e o mais importante, escolha um destino que tenha tudo a ver com sua personalidade e que grande parte das atividades combine com o seu gosto. Não vá apenas por impulso e fotos que você vê no Instagram.

2. Defina quantos dias são necessários para conhece-lo

Não adianta você querer ficar uma semana em um lugar que tem atividades para apenas 3 dias, por exemplo. Se você comprou passagens com duração de mais dias que o necessário para conhecer a cidade, estenda seu roteiro para lugares próximos.

3. Escolha as prioridades

Depois de definir quantos dias vai ficar no local, comece separando as atividades que são essenciais para você, o que motivou você a viajar até lá? Quais suas atividades preferidas? Elas irão ocupar a maior parte do seu tempo por lá. em alguns casos, você não conseguirá realizar todas atividades escolhidas, mas coloque-as no roteiro, de repente da tempo.

4. Pesquise atividades de pessoas locais

Uma coisa que não fizemos em muitas viagens, mas mais legal que ir em ponto turísticos abarrotados de viajantes, é conhecer pelo menos um local que é frequentado e indicado por moradores locais. Nada melhor para conhecer um pouco mais da cultura e costumes locais.

5. Faça um pequeno resumo

Após definir tudo que você vai fazer, faça um pequeno resumo de tudo que você vai encontrar em cada um dos locais e também a história de cada um. Detalhe valores, horários e a localização, isso pode ajudar muito no orçamento e para você planejar a ordem que fará cada um.

6. Defina a ordem

Defina a ordem que fará cada atividade, isso ajudará você economizar muito tempo e dinheiro com deslocamento. Geralmente eu monto as ordens por bairros, e depois vou calculando pelo Google Maps a distância de cada ponto até achar os que ficam mais próximos.

7. Resumo da cidade

Faça um pequeno resumo sobre a cidade. Por exemplo, nós adoramos saber o tamanho da população, então incluímos isso também nos nossos resumos. Além de incluir a previsão do tempo para a data que estaremos lá.

8. Defina um tempo aproximado em cada local 

Depois de ter todos os locais definidos, calculo o tempo que precisamos para ficar em cada um e separo-os por dias.

9. Restaurantes

Após ter os dias com todas atividades propostas, eu defino o intervalo das refeições e pesquiso dicas de onde podemos realiza-las. Pra ser sincera quase nunca vamos nas que definimos, mas já ajudou muito ter uma noção de locais, tipos de comida e valores.

10. Mapas, custos de deslocamento, etc

Se seu roteiro englobar mais de uma cidade, é interessante você imprimir os mapas de deslocamento, pesquisar os custos e o tempo do mesmo. Também inclua nesta lista, os possíveis estacionamentos, caso você esteja de carro.

11. Hospedagens

Inclua nos seus roteiros todas hospedagens e os endereços das mesmas. Faça também uma pesquisa rápida de restaurantes, mercados, padarias, farmácias, enfim, coisas úteis que você encontrará próximo a elas.

Eu coloco o máximo possível de detalhes em cada roteiro, quanto mais informações, menos dependente da internet eu fico. Pois nunca sabemos quando ela pode deixar de funcionar. Nos dois anexos abaixo exemplos do roteiro geral, onde eu coloco todas cidades que visitaremos, distância, tempo, valores e horários aproximados de cada deslocamento; e o roteiro turístico da cidade, onde detalho todas atividades. Esse foi o roteiro da nossa última Eurotrip, não fizemos tudo que está nele, por falta de tempo ou por cansaço, mas foi tudo muito aproveitado.

ROTEIRO

PARIS

Lembre-se, quanto mais detalhes, mais perfeito! Clique para saber Dicas para organizar sua Eurotrip por conta própria e economizar

Gostou? Nos siga nas redes sociais para mais dicas!


Vai viajar? Então compre pelos nossos links para ajudar mantermos o site no ar!

Sem Parar: ganhe 3 mensalidades grátis e passe Sem Parar em pedágios e estacionamentos.
Hospedagem: Se você curte hotéis pode reservar pelo Decolar ou Submarino Viagens, ou você pode acessar nosso site preferido para alugar casas e apartamentos, o Airbnb e ainda ganhar R$ 130 de desconto na primeira hospedagem.
Passagens Aéreas: acesse o Decolar, Viajanet ou Almundo e compare as companhias. Também pode acessar os sites da Latam , Qatar Airways, Iberia para comprar direto nas companhias.
Aluguel de veículos: compare os valores na Rentacar com frotas no mundo inteiro ou alugue no Brasil direto na Unidas.
Chip de internet internacional: hoje não da mais para ficar sem internet, então acesse o link da EasySim4U e garanta o seu, com planos em mais de 210 países.
Seguro viagem: não viaje sem o seguro, lembrando que na Europa é obrigatório. Acessa o link da Mondial e garanta os melhores preços.
Loja de artigos para viagens: itens essenciais para sua viagem você encontra na Loja Dá Para Viajar? , use o cupom VIAJANDOSEMDESTINO lá no site e ganhe 10% de desconto. 
Passeios: para viajar com tudo organizado e sem deixar nada para última hora, compre os passeios no site GetYourGuide.
Curso de Inglês: viaje preparado para se virar em todas situações, faça o curso com a English Live.
Vinhos: se você é amante de vinhos como nós, deguste vinhos de todo o mundo no conforto da sua casa Vinho Fácil e Divvino.
Máquinas de café: assine a Nespresso.                                        Beleza: não deixe de passar no Lisy Meotti Salon e ficar linda.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s