Roteiro de 1 dia em São Luís do Maranhão

Vídeo sobre essa viagem lá no YouTube

São Luís é a capital do estado do Maranhão, localizada em uma ilha e conhecida como a Ilha do Amor. A unica capital brasileira que foi fundada por franceses no ano de 1612, tomada pelos portugueses em 1614, ocupada por holandeses de 1641 a 1644, quando os portugueses ganharam a briga e retomaram a cidade novamente.

Podemos notar diversos estilos no Centro histórico da cidade, mas o que mais nos chamou a atenção e é mais marcante é o estilo português. Nosso interesse era conhecer o Centro histórico, então um dia foi suficiente para nosso roteiro. Se você pretende visitar Alcântara também, precisará de mais um dia.

A dica é ir ao passeio com roupas e calçados confortáveis, é muito quente na cidade e as calçadas do Centro Histórico são pedras que podem machucar os pés se você não estiver com um sapato fechado. Lembre também de levar protetor solar, que mesmo usando nos queimamos bastante.

Leia nosso roteiro completo, dicas de hospedagem, estradas, etc

Praia de Araçagy

Acordamos cedinho de manhã e resolvemos caminhar pela praia. Tínhamos muita curiosidade sobre a praia de lá, pois nas fotos não parecia ser muito bonita. Nos surpreendeu, pelo menos naquele dia ele tinha uma água clara, quente e até alguns corais. Muito bonito!

20190828_091059

Centro Histórico

Grande, cheio de atrações e o detalhe mais legal, não pagamos para entrar em nenhum dos lugares abaixo, todas as visitas guiadas são gratuitas. Vários deles estavam em processo de restauração, na nossa opinião algumas coisas são muito conservadas, porém outras são muito mal cuidadas. O Centro é muito bonito, mas em alguns pontos trás um aspecto de sujo, mas é só impressão por causa de algumas casas mal conservadas.

20190828_111842

Maré

A maré que encontramos em São Luís é uma das maiores do mundo. Ficamos muito surpreendidos porque de manhã estava tudo seco e no fim do dia quando estávamos indo embora o rio tinha enchido. A variação de maré ocorre a cada 12 horas e varia de 5 a 6 metros, li em algum blog que o barco para Alcântara tem variação de horários por causa desse fenômeno.

Palácio dos Leões

Nossa primeira parada, o Palácio do Governador do estado do Maranhão. A antiga fortaleza erguida pelos franceses em 1612, suas salas mantêm artigos de diversas nacionalidades e uma parte do mesmo tem visitas guiadas abertas ao público. A outra parte do palácio abriga a moradia do governador e administração do estado. Vale a pena fazer a visita guiada, totalmente gratuita e muito instrutiva.

Igreja da Sé

A Igreja dedicada a Nossa Senhora da Vitória construída em 1762. Conta a história que a Santa apareceu e ajudou os portugueses durante a Batalha de Guaxenduba transformando areia em pólvora e seixos em projéteis, por isso dedicaram a igreja a ela. Um prédio muito bonito, com uma fonte linda na frente, pena que não conseguimos entrar, pois estava em reformas.

Casa de Nhozinho

Antônio Bruno Pinto Nogueira, conhecido como Nhozinho, portador de uma doença degenerativa e cego de um olho, trabalhou até os 70 anos. Esse museu é em homenagem a ele, mestre na talha de buriti e um dos primeiros a representar a festa do bumba-meu-boi em miniatura. Acessamos apenas uma pequena exposição, pois o museu estava em reformas também.

20190828_164754

Rua Portugal

Uma das ruas mais antigas do estado, ela abriga antigos casarões, sobrados, etc, cobertos de azulejos portugueses. Ali encontramos uma pequena feirinha com artesanatos locais e algumas lojinhas de lembrancinhas também, no dia que passamos por ali iria acontecer um evento musical a noite. Muito charmosa! Nela se concentravam as principais empresas da época, o qual a tornava o principal centro comercial.

Casa do Maranhão

Casa que retrata detalhadamente a rica cultura maranhense, com detalhes e histórias maravilhosas. Já tínhamos amado o centro histórico e as pessoas de lá, mas depois da visita guiada pela Casa Maranhão nos apaixonamos ainda mais. Uma cultura rica de lendas, histórias e muitas festas. A exposição mostra o colorido e conta a história do Bumba meu boi, que até hoje é uma das tradições mais importantes do estado. Além de contar a história, mostrar um pouco da cultura indígena presente e a gastronomia local.

Teatro Arthur Azevedo

O maior teatro da cidade começou a ser construído em 1816. Ele foi idealizado em 1815 por dois comerciantes portugueses que queriam trazer para São Luís o conforto e qualidade aos espetáculos que assistiam. Hoje além dos espetáculos ele abriga oficinas de dança e música.

A parte frontal mantem-se original, e na parte traseira foi anexado uma nova parte com uma estrutura mais moderna para banheiros e camarins. A visita guiada leva seus visitantes por todo teatro e conta a história de todo local.

20190828_151614.jpg

Fonte do Ribeirão

Construída em 1796 pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha. Tem cinco carrancas de pedra com biqueiras de bronze jorram água corrente das nascentes localizadas dentro da estrutura e é ornamentada por símbolos religiosos. Conta a lenda que vive dentro da fonte uma serpente, e que quando o rabo dela encostar na cabeça São Luís será destruída. Infelizmente é outro ponto que estava em reformas e sem condições de ser fotografado. Mostramos tudo lá no vídeo do YouTube.

Onde comer?

Restaurante Flor de Vinagreira

Acredito que seja um dos mais tradicionais, com culinária bem local. Comida muito boa, porém estava exageradamente cheio no dia que fomos e tivemos que além de esperar sentar na mesa da calçada. Ele fica localizado muito próximo da Rua Portugal, na esquina, muito fácil de ser encontrado.

Eu e meu pai comemos massa com camarão, a Ivanete e o Agostinho algum tipo de peixe e o Anderson comeu filé. Eu não sou uma pessoa muito boa em lembrar ou anotar valores, porém eu assisti no vídeo do YouTube que os valores dos pratos são de aproximadamente R$ 70 para 2 pessoas (esses que comemos).

Gostou das nossas dicas? Então nos acompanhe nas redes sociais também, lá deixamos dicas diárias!


Vai viajar? Então compre pelos nossos links para ajudar mantermos o site no ar!
Sem Pararganhe 3 mensalidades grátis e passe Sem Parar em pedágios e estacionamentos.
Hospedagem: Se você curte hotéis pode reservar pelo Decolarou Submarino Viagens, ou você pode acessar nosso site preferido para alugar casas e apartamentos, o Airbnb e ainda ganhar R$ 130 de desconto na primeira hospedagem.
Passagens Aéreas: acesse o DecolarViajanet ou Almundo e compare as companhias. Também pode acessar os sites da Latam , Qatar AirwaysIberia para comprar direto nas companhias.
Aluguel de veículos: compare os valores na Rentacar com frotas no mundo inteiro ou alugue no Brasil direto na Unidas.
Chip de internet internacional: hoje não da mais para ficar sem internet, então acesse o link da EasySim4U e garanta o seu, com planos em mais de 210 países.
Seguro viagem: não viaje sem o seguro, lembrando que na Europa é obrigatório. Acessa o link da Mondial e garanta os melhores preços.
Loja de artigos para viagens: itens essenciais para sua viagem você encontra na Loja Dá Para Viajar? , use o cupom VIAJANDOSEMDESTINO lá no site e ganhe 10% de desconto.
Passeios: para viajar com tudo organizado e sem deixar nada para última hora, compre os passeios no site GetYourGuide.
Curso de Inglês: viaje preparado para se virar em todas situações, faça o curso com a English Live.
Vinhos: se você é amante de vinhos como nós, deguste vinhos de todo o mundo no conforto da sua casa Vinho Fácil e Divvino.
Máquinas de café: assine a Nespresso. Beleza: não deixe de passar no Lisy Meotti Salon e ficar linda.

2 comentários sobre “Roteiro de 1 dia em São Luís do Maranhão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s